NÍVEL FÁCIL
Daqui em diante estarei esboçando algumas dicas simples e rápidas para o pessoal que gosta de dar uma otimizada no seu
windows e deixar
mais rápido, e para uma comemorar , de presente já estou abrindo nesse post umas delas. Se tiver alguma sugestão envie para mim que breve colocarei aqui no blog;
Muitas pessoas reclamam do desempenho do seu PC todo o tempo, seja pra digitando no editor de textos e planilhas ou navegando no facebook. Muitos precipitadamente chegam a levar a máquina para a Assistência Técnica , e muitos leigos chegam a proeza de bater na tela do monitor (como se a tela tivesse culpa). Mas a maioria não sabe que o problema está a três teclas para a solução.
Apertando o famoso CTRL+ALT+DEL tanto no Windows Xp,vista,7 e 8 aparecerá uma janela com algumas ferramentas. O exemplo mostrado aqui será mais para o Windows 7 que é um dos mais usados.
A janela tem várias abas, e uma delas está escrito “desempenho”, nele você encontra informações interessantes como o uso da memória RAM e da CPU do computador. Veja o exemplo abaixo.
Na aba “Processos” (onde mostraremos como deixar o Windows mais rápido) aparece uma lista de nomes com extensão final EXE. Nesta aba você vê algumas informações como Nome da imagem, nome do usuário, CPU, Memória e Descrição.
O objetivo é o seguinte; alguns aplicativos EXE´s que estão acompanhados com o nome do Usuário (no exemplo está como Phenom), são programas em segundo plano, ou seja, são aqueles programas que estão ocupando memória RAM mesmo que não estejam sendo utilizado pelo usuário.
Como a figura mostra existem alguns executáveis que podem ser fechados e descartados para ter um melhor desempenho na interface de trabalho do Windows.
Posso citar alguns como mostra o exemplo: “AAM Updates Notifier Application”, esse é uma ferramenta em segundo plano do pacote Adobe que está instalado em meu sistema.
Não há utilidade dele estar ocupando CPU e memória se eu estiver apenas vendo uma notícia no portal Terra, só irei precisar da função executada quando eu quiser instalar atualizações do pacote clicando no recurso dentro dos programas do Adobe. Veja os exemplos nas imagens;
IMAGEM 2
Como você pode observar na figura abaixo, o aplicativo AAM foi selecionado após tê-lo clicado com o botão direito do mouse em cima do processo, e logo aparece um submenu com algumas funções, e é ali que está a mágica, se você clicar na guia “Finalizar Processo”, o aplicativo é encerrado instantaneamente e libera a memória ocupada e o uso da CPU.
IMAGEM 3
Segui as mesmas instruções para fechar o painel de controle da Nvidia (imagem 2), que também não há necessidade de estar aberto se você não estiver configurando o mesmo. Depois disso encerrei mais alguns executáveis do Adobe e no final veja como ficou a tela de processos:
IMAGEM 4
Repare que ficou apenas os serviços essenciais abertos e logo abaixo na barra de tarefas veja que só está aparecendo o ícone do gerenciador de processos.
AVISO: Antes de fazer estes procedimentos tenha certeza de que tipos de aplicativos em segundo plano você irá fechar, lendo atentamente a guia Descrição, veja que ficaram abertos os programas que não seguem nomeados com o Usuário, e funcionalidades do Windows.
Também nunca encerre recursos de programas Anti-vírus ou similares, o processo “Java Update” deixei-o aberto pois é um serviço de programação da internet, e a maioria dos sites checam se o aplicativo está atualizado conforme o acesso.
No próximo artigo continuarei colocando mais algumas dicas para você deixar o Windows mais leve e prazeroso de se trabalhar.Comente e tira suas dúvidas sobre essa dica, dê uma sugestão também. Espero que tenha gostado. Abraços